Associação de Agricultura Biodinâmica do Sul

Assistência Técnica em Biodinâmica

 

Este projeto tem como objetivo levar aos organismos agrícolas biodinâmicos em fase de certificação a assistência técnica necessária para qualificar a prática e conhecimento sobre os fundamentos da agricultura biodinâmica, a elaboração, o uso e aplicação dos preparados biodinâmicos, e o registro das realizações dos participantes.

 

Realiza-se nos encontros entre os participantes, e estimula o estreitamento das suas relações sociais e culturais dos participantes, de modo que cada um desempenhe um papel central nas atividades conjuntas, por exemplo, quando da aplicação dos preparados nos diversos organismos agrícolas.

 

A integração entre ambas as iniciativas, a assistência técnica e a relações sociais e culturais, podem constituir também uma atividade de impulso que caracterize o trabalho na produção biodinâmica de forma muito prática, resultando na melhor compreensão e facilitando sua interação na sociedade em geral.

 

Com a capacitação dos participantes e sua interação com o conjunto, cada um por sua vez poderá se tornar um potencial extensionista da assistência técnica para a agricultura biodinâmica. Este processo também visa que os participantes atuem no processo de capacitação interna ao grupo de maneira contínua.

 

Os resultados esperados são o empoderamento da(o)s agricultora(e)s, a difusão do conhecimento, e a qualificação na elaboração e aplicação dos preparados biodinâmicos, tendo como consequência a melhoria da qualidade da vitalidade das plantas produzidas, e a melhoria do ambiente dos organismos agrícolas onde está sendo feita a aplicação dos preparados.

 

Associado a estas mudanças, espera-se que a interação entre os participantes resulte em melhor atuação conjunta, e o fortalecimento das atividades em prol da qualidade de vida em geral, nas comunidades e nos municípios onde vivem.